quinta-feira, 12 de maio de 2016

8 Hábitos e 8 práticas anti-stess.

Passamos por mesmas situações diariamente: excesso de informação, prazos apertados, horários rigidos, insónias, cansaço, falta do tempo para descansar – tudo isto afecta a estabilidade psicológica e o bem-estar. Conheça 8 regras, que pertmitir-lhe-ão resistir ào stress e reagir muito mais tranquilamente frente as complicações diárias.


DISCIPLINA E ARRUMAÇÂO. Todos os objectos nos seus lugares e simpoles arrumação permitem poupar o tempo na hora de busca dos objectos, contactos, informaçõa, ideias e etc. Arrumação adequada permite aos fluxos energeticos fluir livremente, criando a sensação de estabilidade e de confiança.
PRIORIDADES CERTAS. Quando outros dependem de si ou quando eles exigem tudo na hora – deve ter uma ideia clara daquilo o que deve ser feito em 1º lugar.  Todos os seus afazeres devem ser apontados e realizados de acordo com a sua importância e urgência. Neste caso, os assuntos de importância menor não vão impôr-se e estragar o seu dia. O melhor
DESCANO E SONO. O melhor tratamento anti-stress é o descanço absoluto, mas é durante o sono que aconteçe o “REINICIAR” principal dos orgãos e sistemas do seu organismo. 7-8-Horas de bom sono ajudam a resistir à stress de qualquer  gravidade.  
SEM CAFE E SEM FUMAR. Não entrando em pormenores de acção nesfasta dos mesmos no organismo humano, digo só que a sua reacção para com estes meios habituais de estimulação de psiquica parece-se co o péndulo (em vez do resultado pretendito, apareçe-nos a dependência pura e dura).
NÂO TOMAR ALCOÔL.  Tomar alcoôl para relaxar é um erro.  Todos nós já vimos ou já  participamos nestes filmes – alcoôl em excesso conduz à vício. Nem é preciso dizer quão prejudicial é o alcoôl para a saúde.  
VIVA FILOSOFANDO. A sua reacção aos factores de stress pode ser escolhida, admitida e treinada como qualquer outro hábito.  “Entrar no jogo” de situação ou das outras pessoas aumenta a sua involvência e entrega à circunstâncias, fortalecendo os resultados negativos. Procure ser o ponto de luz, o oazis de paz, aprecie o seu comportamento impavido e sereno. Ganhe em cada batalha que não travar!
COLOQUE OS FILTROS. Avalie a sua reacção para com as noticias e novidades. Avalie a sua capacidade de influenciar de modo positivo o decorrer das situações que o afligem com frequência.  Tire as suas conclusões. Age de acordo com os seus interesse. Como diz a sabedoria chinêsa” Ame as pessoas. Aquelas, que não consegue amar – não lhes dê importância”.
ESFORÇOS FÍSICOS AMENOS.  Na fase inicial de reacção à stress o seu organismo segreda adrenalina, que serve para acumulação de agressividade e suas expressôes: o levanar da voz, necessidade de lutar ou de fugir, busca do conflicto e outras. Os musculos do seu corpo (costas e zona cervical, especialmente) tornam-se tensos, duros, doridos... A prática de exercício físico numa sala de ginásio, em casa ou no escritório (“abdominais” ou “encher”) ajudar-lhe-á “gastar” a adrenalina e poder criar um certo distanciamento das situações de conflicto, quer dizer – manter o controlo!
RESUMO. Não existem soluções mágicas de transformação no monge tibetano, mas o conjunto de bons hábitos  ajuda-nos melhorar significativamente a qualidade de vida e sujeitar-se menos aos factores de stress.

Experimente

Obs. Se for incapacitado, use esta dica.

1 comentário:

  1. Quer dizer, que com as inovações tecnologicas "altas" e com o evoluir dos equipamentos médico-técnicos - temos a nossa disposição os dispositivos DeVita (AP, RITM, ENERGY,COSMO). Cada equipamento tem umafunção própria do restabelecimento da saúde optima, normalizaçao do SNC e optimização de todos os processos no seu organismo: fisiológicos, emocionais, energéticos e mentais Tal como aconselhavam os antigos " " Estas protegido, sendo suave, és suave estando tranquilo, estas tranquilo sendo saudável". TENHAM SAÚDE!

    ResponderEliminar